Proposta de propriedades e paisagens planejadas no desenvolvimento do turismo no município de Agudo/RS
Palavras-chave:
Turismo. Agricultura Familiar. Turismo Rural. Diversificação de Propriedades. Agudo-RS.Resumo
O objetivo geral deste estudo consistiu em discutir a importância do planejamento das propriedades e paisagens rurais do município de Agudo, visando a potencialidade do desenvolvimento turístico no município diante da estruturação do seu atual modelo produtivo. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa descritiva-exploratória com abordagem qualitativa. Traz-se primeiramente uma caracterização dos aspectos ambientais e socioeconômicos do município, em especial da agricultura e do potencial turístico local. Percebe-se que há uma necessidade de buscar alternativas para dinamizar o meio rural do município, com qualidade de vida. Pode-se ter uma ideia geral da atual situação atual do turismo no município e das possibilidades futuras. Nesse sentido, a diversificação da produção, torna a propriedade ecologicamente e economicamente sustentável, trazendo qualidade de vida ao agricultor e influenciando diretamente no desenvolvimento do turismo local.
Downloads
Referências
EHLERS, E. (1996) Agricultura sustentável. Origens e perspectiva de um novo paradigma. São Paulo: Livros da Terra.
EMBRATUR. (1999) Estratégias para o desenvolvimento do turismo rural no Brasil. nov.
GODOI TRIGO, L G. (2001) Turismo Básico. 4º edição, São Paulo: Editora Senac.
IBGE. (2014) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em ? http://www.ibge.gov.br? . Acesso em: Fev.2014.
Ministério do Desenvolvimento Agrário/INCRA. (2000) Novo retrato da agricultura familiar. O Brasil redescoberto. Brasília: MDA/INCRA,74p.
RAMOS, G. C.; (2004) Turismo e Meio Ambiente. Monografia do curso de direito. UNIFMU.
RUSCHMANN, Doris. (1997) Turismo e Planejamento Sustentável: a Proteção do Meio Ambiente. São Paulo: Papirus Editora.
SCHIRMER, G.J., (2010) Mapeamento Geoambiental do Município de Agudo-RS. Trabalho de Graduação em Geografia na UFSM.
SCHIRMER, G.J.,(2010) A piscicultura na dinâmica socioeconômica do município de Agudo-RS, Boletim Gaúcho de Geografia, V. 36.
SWARBROOKE, John. (2002)Turismo Sustentável: Meio Ambiente e Economia. volume 2, 2ª edição, São Paulo: Editora Aleph.
WERLANG, W.(1991) Colônia Santo Ângelo (1857-1890). Rio Grande do Sul: Pallotti.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).